quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Linetypes

este nosso amiguinho misterioso

A primeira coisa que precisamos saber sobre linetypes é, no AutoCAD existem dois padrões de tipo linha que vem prontos da Autodesk, o padrão imperial e o métrico (iso). Cada um destes padrões fica salvo em um arquivo distinto ACAD.LIN (imperial) e ACADISO.LIN (métrico).

Sabendo disso, resta saber qual o padrão utilizado pelo seu escritório ou cliente e qual que você esta usando no seu arquivo de trabalho. Para descobrir isso o caminho mais fácil é entrar no quadro de dialogo do comando LINETYPE e apartar o botão LOAD, isso vai informar para você qual padrão de tipo de linha esta sendo carregado.

No caso desde não ser o tipo de linha correto, o mais fácil a se fazer é abrir um arquivo novo com o template correto, ACAD.DWT (imperial) e ACADISO.DWT (métrico), e inserir o seu arquivo de trabalho dentro dele. Uma vez feito isso, basta você recarregar todos os tipos de linha para garantir que estejam todas no mesmo padrão.

Agora que o seu arquivo esta bonitinho e com todas as linhas no mesmo padrão só resta mais algumas coisas que você pode fazer para nunca mais precisar pensar no valor para o seu LTSCALE.
Caso você trabalhe no modo de LAYOUT (antigo paper space), sempre mantenha a sua variável de sistema PSLTSCALE ligada (setada como 1). Desta forma não importa a escala da sua VIEWPORT que as suas linhas vão sempre estar na mesma escala quando forem impressas.
Caso o seu AutoCAD já trabalhe com o ANNOTATION SCALE, sempre mantenha a sua variável de sistema MSLTSCALE ligada (setada como 1). Desta forma os seus tipos de linha sempre vão estar na escala certa.
Para ambos os casos vale este exemplo, o tipo de linha HIDDEN desenha traços com aproximadamente 6,00unidades quando a variável de sistema LTSCALE esta configurado como 1.

Sabendo disso o padrão que eu adoto é:
- Para desenhos em metros LTSCALE = 0.1
- Para desenhos em centímetros LTSCALE = 10
- Para desenhos em milímetros LTSCALE = 100

No caso de você ainda usar o MODEL, e não puder ou souber usar o ANNOTATION SCALE, você vai precisar multiplicar os valores que eu exemplifiquei pela escala dividida por 100.
Exemplo: Escala 1:50 em metros
LTSCALE = 0.1x(50/100) = 0.05

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CAD Brasil - "Pegando a estrada"



Hoje estamos embarcando em mais uma nova jornada!

Nesta jornada iremos discutir, mostrar, comentar, noticiar assuntos relacionados a vários produtos da Autodesk. Não ficaremos restritos ao "primogênito" AutoCAD, também estarão "a bordo" outros produtos como o Autodesk REVIT, Autodesk 3DS MAX, AutoCAD Architectural e outros mais.

Todos estão convidados a "pegarem a estrada" conosco nesta viagem recheada de tecnologia, informações e opiniões.

Sejam bem vindos!

Equipe CAD Brasil