segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Bloco dinâmico de laje nervurada para download [Autocad]


Bloco de laje nervurada com ação dinâmica em x (array 50 unidades) e em y (stretch livre).
(os blocos dinâmicos podem ser usados a partir da versão 2006 do AutoCAD)
Autor: Gustavo Bernardi


Modelo de árvore 3d [araucária] para download

Bloco de uma árvore do tipo araucária para download, modelada com o 3d studio max com o auxílio do plugin grass-o-matic para gerar as folhas. Texturizada com materiais Standard.
Autor: Gustavo Bernardi

Propriedades específicas de um layer para uma determinada Viewport [Introduzido na versão 2008 do AutoCAD].

Imprimir em escalas diferentes na mesma prancha ainda parece um pouco complicado para algumas pessoas, mas vão aí algumas dicas que ajudam um pouco, pelo menos na questão de como ter penas diferentes no mesmo layout.

Comparando as duas imagens abaixo (Imagem 01- MENU DE LAYERS que aparece quando estamos no MODEL SPACE e Imagem 2 - MENU DE LAYERS que aparece quando estamos no PAPER SPACE ou em uma VIEWPORT) podemos observar que o segundo menu apresenta alguns itens a mais que o primeiro (destacados na direita em amarelo).

Este “adendo” no nosso menu de layers refere-se exclusivamente à viewport ou ao Layout onde estamos trabalhando. Isto nos permite que sem mudar o layer dos objetos tenhamos configurações diferentes de plotagem na mesma folha de impressão.

Trabalho sempre com o layer das paredes em MAGENTA, pois no meu arquivo de penas o MAGENTA é impresso em preto na espessura 0.6 mm, o que considero adequado para uma escala 1/100 ou 1/50. No entanto caso precisar colocar outra planta em escala reduzida, ampliada ou ainda com as paredes coloridas no mesmo layout, posso fazer isso mantendo todos os minhas paredes no layer Parede. Como posso ter apenas um arquivo de penas para o meu layout, modifico as propriedades deste layer naquela viewport específica (campo em amarelo na Imagem 02).



imagem 02


Dois exemplos para praticar:

Exemplo prático 1:

A) Em um layout de impressão crio duas viewports (uma terá a parede em preto espessura 0.6 mm e a outra terá a parede em preto 0.4 mm).

B) Na primeira, como vou manter minhas configurações usuais, não preciso alterar nada nas propriedades do layer.

C)Na segunda vou para o mspace (ou duplo clique dentro da viewport) e abro o menu de layers alterando a a VP COLOR do meu layer PAREDE para CYAN(que no meu arquivo de penas corresponde a uma espessura de 0.4 mm).

Exemplo prático 2

A) Pretendo que meu layer de textos tenha uma cor laranja no model space, seja impresso em preto dentro da viewport e seja impresso em cinza no selo (carimbo).

B) Crio o meu layer textos com a cor padrão laranja (pode ser cor 40).

C) Vou para o layout (sem entrar na viewport) e abro o menu de layers e na VP COLOR, escolho a cor cinza dos textos no carimbo (pode ser a 252).

D) Entro na viewport (mspace ou duplo clique), abro o menu de layers e escolho a cor preta para a VP COLOR do meu layer (ou outra que no meu arquivo de penas que esteja setada para imprimir em preto).

Dei ênfase à cor porque trabalho com plotstyle, mas podemos observar não é somente a cor do layer que podemos controlar em uma viewport específica, mas ainda congelar o layer e mudar linetype ou a espessura das linhas.