quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bloco de Piscina 3D

Bloco de piscina de fibra em 3d




Autor: Gustavo Bernardi

CONVERTER SPLINE PARA PLINE ▬ “SPLINEDIT”

A partir da versão 2010 do AutoCAD podemos utilizar o comando Splinedit para converter uma Spline para polyline, (duplo clique em uma Spline). Em seguida acessar a chave correspondente ao "convert to polyline". Na sequência é só definir a precisão.

A precisão varia de 0 a 99 e quanto maior, mais detalhada (com mais pontos) irá ficar a polyline.

Fiz um teste com uma Spline de 12 vértices, os resultados podem ser divergentes do exemplo apresentado, mas já serve para termos uma noção do que ocorre:


Número de pontos da spline

Precisão

Numero de pontos da Polyline

12

0

12

12

1

17

12

5

52

12

10

95

12

20

183

12

50

428

12

99

848

Como sabemos, quanto maior o número de pontos, mais pesado irá ficar o nosso desenho. Para a maioria dos casos tenho considerado bom o resultado para valores de precisão variando entre 5 e 10.

Para Splines com muitos vértices, por exemplo quando a Spline é resultado de um offset a partir de outra spline, devemos adotar o valor zero.

terça-feira, 11 de maio de 2010

CLIPIT

Clip Circular
Como muitos de vocês já devem ter percebido, as janelas de um XCLIP não podem ter segmentos circulares.
Por este motivo, para executar “curvas” em XCLIPs, precisamos sempre ficar traçando polígonos com muitas faces para simular a curvatura desejada.
E é justamente isso que o comando CLIPIT faz isso de uma maneira mais rápida, porque no lugar de você desenhar todas as faces que o XCLIP vai precisar para simular a curva, você vai poder desenhar as polylines/splines/círculos e o comando.
Para usar o CLIPIT, basta você ter uma polyline/spline/círculo previamente desenhado, chamar o comando. Você vai selecionar a polyline/spline/círculo, depois você seleciona as referencias externas (imagens/xrefs) ou blocos.


Antes do CLIPIT
Imagem de antes do CLIPIT
Depois do CLIPIT
Imagem de depois do CLIPIT