A partir da versão 2010 do AutoCAD podemos utilizar o comando Splinedit para converter uma Spline para polyline, (duplo clique em uma Spline). Em seguida acessar a chave correspondente ao "convert to polyline". Na sequência é só definir a precisão.
A precisão varia de 0 a 99 e quanto maior, mais detalhada (com mais pontos) irá ficar a polyline.
Fiz um teste com uma Spline de 12 vértices, os resultados podem ser divergentes do exemplo apresentado, mas já serve para termos uma noção do que ocorre:
Número de pontos da spline | Precisão | Numero de pontos da Polyline |
12 | 0 | 12 |
12 | 1 | 17 |
12 | 5 | 52 |
12 | 10 | 95 |
12 | 20 | 183 |
12 | 50 | 428 |
12 | 99 | 848 |
Como sabemos, quanto maior o número de pontos, mais pesado irá ficar o nosso desenho. Para a maioria dos casos tenho considerado bom o resultado para valores de precisão variando entre 5 e 10.
Para Splines com muitos vértices, por exemplo quando a Spline é resultado de um offset a partir de outra spline, devemos adotar o valor zero.
0 comentários:
Postar um comentário