segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Algumas dicas realmente uteis

Para substituir um bloco
Sempre que voce precisar substituir um bloco existente no seu arquivo de trabalho por um da sua biblioteca, voce pode utilizar um recurso muito simples do programa.
Entre no comando INSERT, quando ele pedir o nome do bloco voce digita "nome do bloco"="nome do arquivo". Voce pode usar isso tanto para o comando INSERT em quadro de dialogo ou linha de comando.
Onde:
nome do bloco - é o nome do bloco que vai ser substituido.
nome do arquivo - nome do arquivo da sua biblioteca que contem o bloco.

Atualizando Atributos
Eventualmente algum desses blocos vão possuir atributados, nos precisamos redefini-los, o que sempre era um problema nestes casos.
A solução para isso pode vir do comando ATTSYNC, este comando atualiza todos os blocos inseridos em um arquivo, deixando eles iguais a seu bloco redefinido.
Alterando de cores, tipo de linhas, posição e até os textos dos atributos.

Outro comando interessante para o mesmo caso é o BATTMAN, este com um quadro de dialogo que permite que você controle melhor o que vai ser atualizado nos blocos inseridos.

Blocos diversos

Alguns blocos em AutoCAD para download:

-cadeira para bar 2d
-lenha para lareira 2d
-espetos para churrasco 2d
-garrafas de vinho 2d
-tv de plasma 2d


domingo, 7 de fevereiro de 2010

Blocos e hachuras – Episódio I

Sim, estas entidades do AutoCAD podem ser amigas...

Creio que todas as pessoas que trabalham com desenho arquitetônico buscam uma apresentação “vistosa” de seu trabalho em um layout mais amistoso do que a simples representação técnica. Isto facilita principalmente aos leigos no assunto a compreensão da proposta gráfica baseando-se principalmente na ambientação humanizada e contrastes nos elementos arquitetônicos.

Tais plantas humanizadas tendem a ser produzidas fora do AutoCAD, em programas de edição de imagens, como o Adobe Photoshop, outros programas programas vetoriais como o Corel Draw ou ainda de maneira mais integrada com o Autocad, utilizando o Autodesk Impression.

Todas estas opções acabam tomando tempo e todos sabem que tempo é dinheiro.

Então em muitas ocasiões de orçamento=tempo apertado, a apresentação acaba não sendo tão completa, mas ainda assim podemos manter um pouco da qualidade gráfica no próprio Autocad. Esta qualidade passa obrigatoriamente pelo uso de blocos e hachuras tanto pela facilidade de criação e edição como por manter um número reduzido de objetos para selecionar, entre outras vantagens.

Sabemos no entanto que hachurar é historicamente motivo de dor de cabeça pra muita gente, principalmente com o uso de blocos.

Listarei então algumas dicas de como facilitar este trabalho. Chamei este tópico de Episódio I, pois tenho certeza que este texto não é definitivo e que os demais colaboradores provavelmente tenham outras dicas importantes.

Vamos lá...

Dica 01 – splines

As splines sempre dão dor de cabeça aos sistemas de captura de áreas fechadas. Recomendo editar o bloco convertendo as splines para polilines, isto pode ser realizado utilizando a lisp spl2pl.vlx disponível pela web ou se você está utilizando o AutoCAD 2010, pode usar o splinedit com um duplo clique na spline. Veja que em ambas as situações você tem opcionais de número de segmentos criados, verifique para que não fique com muitos segmentos mas nem muito “facetado”.

Dica 02 – contorno do bloco

Sempre que possível tenha o contorno do bloco em um único ou em um menor número possível de objetos, isso facilita tanto par escanear a área hachurada quanto na necessidade de dar trim na hachura. Quando não é possível, recomendo criar uma poligonal em torno do bloco em um layer não plotável e próximo dele, por exemplo criar um bloco de cadeira com dimensões aproximadas de 50 cm x 50 cm e fazer um contorno que fique totalmente externo a 1 mm de distância e que seja um objeto único.

Dica 03 – island detection

Nas propriedades da caixa de diálogo de Hachuras normalmente o Island detection que nos interessa para uma planta baixa é o Outer, pois do contrário a hachura pode acabar vazando para dentro de uma ilha do bloco.

Dica 04 – tela gráfica

Tente enquadrar o zoom ao máximo no compartimento que será hachurado, reduzindo assim a área que será analizada pelo AutoCAD.

Dica 05 – layers

Tente deixar ligado o mínimo de layers necessários para hachurar a área, reduzindo o número de objetos analisados.

Dica 06 – linhas coincidentes

Com certeza vai ficar mais difícil o cálculo se o bloco tiver pontos de intersecção não muito definidos. Mas o que seria isso? Por exemplo: um bloco de fogão que está encostado na parede, o AutoCAD vai ter que fazer um cálculo a mais apenas para verificar se realmente este bloco toca a parede ou não. Se eu afastar um pouco, meio centímetro que seja, o programa irá identificar automaticamente que não está encostado. Para a plotagem não faz diferença, pois é uma pequena distância.

Obs: realizei um teste com um retângulo e dez blocos de bacias sanitárias em um computador não muito bom. Os resultados: uma diferença de tempo analizando a área de aproximadamente 20 segundos para os blocos encostando na parede e 3 segundos para os blocos afastados.

Dica 07 – blocoteca

Considerando que seus blocos serão utilizados sempre, convém manter sua biblioteca otimizada. Um bloco “ruim” é um erro que se repete a cada inserção. Antes de utilizar um bloco, abra o arquivo .dwg, purgue o que for necessário, converta linhas para polilines unindo o que for possível, use o overkill para reduzir elementos desnecessários, ajuste os layers de acordo com seu padrão, converta as splines, crie o contorno externo se necessário. Pode até dar um pouco de trabalho no começo, mas é menos dor de cabeça depois.